Procedimentos

Periodontia

É a especialidade que cuida da prevenção e tratamento das doenças de gengiva e do osso alveolar, que sustentam os dentes (Periodonto). Além disso, contempla as cirurgias plásticas periodontais, nos casos em que é necessária a correção de defeitos periodontais.

O que é Doença Periodontal (Gengivite e Periodontite)?

Infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que envolvem e sustentam os dentes. Caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda dos dentes em adultos. A sua prevenção deve ser feita, diariamente, com a remoção da placa bacteriana por meio da higiene bucal doméstica, com fio dental e escovação, além das profilaxias periódicas feitas pelo dentista.

O principal sinal da Doença Periodontal é o sangramento, mas também podem ocorrer: perda óssea ao redor dos dentes, alterações na posição dos dentes, mobilidade dentária, retrações gengivais, dor e inchaço gengival.

Como será feito o tratamento?

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana aderida, por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não conseguem atingir toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A Doença Periodontal pode deixar como sequelas, alterações estéticas como: mudança na posição do dente e retração gengival, com consequente aumento no comprimento do dente.  Esses defeitos podem ser minimizados instituindo-se procedimentos cirúrgicos e protéticos.