Procedimentos

Endodontia

Especialidade que trata das doenças que afetam a polpa dental, tecido vivo presente no interior do dente, bem como o tecido periapical, isto é, ao redor da raiz dentária. Popularmente, o tratamento endodôntico é chamado de tratamento de canal. Esse tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente, que pode estar sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento de canal pode ser realizado em uma única sessão, dependendo da condição da doença pulpar ou, ainda, da anatomia da raiz.

Para isso, primeiramente, é feita uma abertura na coroa do dente envolvido. Nos dentes anteriores, este acesso é feito na face interna do dente. Em seguida, a polpa é removida (pulpectomia) para que o espaço dos canais radiculares sejam limpos e preparados para o seu total preenchimento com um material inerte (guta percha), juntamente com um cimento, para o selamento adequado.

Em nossa clínica, o microscópio operatório é um instrumento fundamental para a visualização de canais muito finos. Localizadores apicais eletrônicos, que favorecem a medição exata do tamanho do canal, e radiografias digitais, com baixíssimo nível de radiação, são tecnologia de ponta.

Após o tratamento endodôntico, na maioria das vezes, é necessária a colocação de restauração que proteja a estrutura remanescente, além de restabelecer uma aparência natural. Se o dente estiver muito destruído, deverá ser colocado um pino cimentado no canal, antes da confecção da coroa protética, que restaura completamente a estrutura coronária.