Procedimentos

Implantodontia

É a especialidade odontológica que utiliza componentes de titânio na substituição de dentes perdidos, os quais podem ser utilizados em falhas dentárias unitárias, múltiplas e totais.

 Como são os implantes?

São cilindros metálicos de titânio, instalados nos ossos maxilares com a finalidade de substituir raízes de dentes ausentes. Estes cilindros vão funcionar em um sistema composto pelo implante propriamente dito, pela coroa protética de material cerâmico e pela conexão que vai unir o implante com a coroa cerâmica.

Por que realizar esse tratamento?

Além de resolver efetivamente a questão estética, o implante funciona como os dentes naturais, devolvendo a função mastigatória ao paciente.

Para quem usa próteses parciais removíveis, os implantes podem ser usados na reposição dos elementos ausentes, devolvendo ao paciente seus dentes perdidos.

O implante pode ser utilizado ainda para pacientes que usam dentaduras. Nesse caso, o objetivo é melhorar a estabilidade da prótese e impedir seu deslocamento.

Nos casos de dentes anteriores, quando a quantidade de osso remanescente permitir, a instalação de implantes no mesmo ato da extração do dente pode ser realizada juntamente com a instalação de uma coroa sobre o implante instalado.

Após a colocação dos implantes, a pessoa pode levar uma vida normal como as que têm dentes naturais, fora isso, é necessário manter uma boa higienização para não desenvolver doenças ao redor dos implantes.

Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.

Como será feito o tratamento?

O protocolo de um sistema de implante envolve duas etapas distintas:
A primeira é a cirúrgica, onde é colocado o implante no osso.
A segunda é a etapa protética, momento em que é confeccionada uma prótese sobre o implante dentário.

Etapa cirúrgica: consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É indolor tanto no ato cirúrgico como no pós-operatório. Durante um período necessário de espera (3 a 6 meses), teremos a osteointegração (conexão rígida entre o tecido ósseo íntegro vivo e a superfície do implante), onde os implantes permanecem sepultos (dentro do osso) protegidos de cargas ou movimentações.

Etapa protética: consiste na elaboração da prótese sobre os implantes. A fixação desta prótese a implantes é feita por conexões e parafusos.

É possível a instalação de um Implante após a extração do dente?

Sim, é possível e desejável, principalmente na região anterior onde a estética é fundamental e na maioria das vezes existem condições ósseas e gengivais para sua instalação, condições essas que podem ser perdidas em uma instalação tardia. Com o implante imediato, uma série de complicações futuras podem ser evitadas.

Implante Imediato

Cirurgia guiada para implante imediato após extração e instalação de coroa provisória.