Procedimentos

Ortodontia

É a especialidade da Odontologia que trata os distúrbios de crescimento e desenvolvimento da face e da oclusão, corrigindo a posição inadequada dos dentes e ossos maxilares.

Por que realizar esse tratamento?

A boa relação entre as estruturas dentárias e esqueléticas da face contribui para o desempenho adequado das funções mastigatórias e da fala, bem como para o correto alinhamento dos dentes. Tais fatores possuem relação direta com a harmonização da estética facial, contribuindo para o aumento da autoestima e qualidade de vida do paciente.

Tratamentos realizados

Ortodontia interceptativa fixa ou removível – realizada em crianças e pré-adolescentes para corrigir problemas no desenvolvimento das estruturas esqueléticas e da dentição permanente. Atualmente, recomenda-se que a primeira visita ao Ortodontista seja realizada por volta dos 7 ou 8 anos de idade para que se possa identificar tais discrepâncias e intervir a tempo.

Ortodontia fixa convencional – realizada em adolescentes e adultos, em fase de dentição permanente para a correção da posição dentária e esquelética por meio de aparelhos fixos convencionais metálicos.

Ortodontia estética com aparelhos de porcelana – possui as mesmas indicações da ortodontia fixa convencional, porém os aparelhos são confeccionados em porcelana monocristalina, o que os torna quase imperceptíveis e favorece a estética durante o tratamento. São também conhecidos como aparelhos de Safira.

Invisalign – tratamento composto por uma sequência de alinhadores transparentes de alta tecnologia que permitem movimentos suaves e eficazes associados a excelente estética durante o tratamento. Por não haver bráquetes colados aos dentes, o tratamento se torna bastante confortável e favorece a higienização. Todo o planejamento é feito por meio digital, permitindo maior previsibilidade nos resultados.

Aparelhos Autoligáveis – aparelhos fixos que dispensam o uso de ligaduras elásticas, o que diminui o atrito entre os componentes e favorece a movimentação dentária. Permite o uso de forças mais leves e intervalos aumentados entre as consultas.